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Tente outra vez! – Quando reposicionar sua marca no mercado

“E não diga/Que a vitória está perdida/Se é de batalhas/Que se vive a vida”, já dizia o velho Raul.

Manter um negócio funcionando não é muito diferente de outras coisas do resto da vida: é preciso estar preparado para mudanças nos rumos das coisas, e saber se adaptar para permanecer alguém relevante, interessante e produtivo. Mas, muitas vezes, não sabemos bem como fazer isso. Um negócio que fluía bem um dia hoje parece não chamar tantos clientes, ou uma mudança repentina pode fazer a identidade da sua empresa ser questionada.

Nada disso é o fim do mundo. Como dizia a famosa canção supracitada, basta tentar outra ver, reposicionando sua marca no mercado. Mas afinal, o que significa reposicionamento de marca? É algo simples de explicar, mas não tão simples de fazer: é a mudança da percepção que seus clientes ou leads potenciais têm da sua marca. O reposicionamento não é uma mudança na identidade – na “persona” – da sua empresa. É uma maneira de fazer os clientes perceberem que essa identidade ainda tem valor, e é interessante e relevante para eles.

É como um “recomeço” – não da empresa em si, mas como ela é vista aos olhos do público. E nem é algo muito incomum, embora existam diversos motivos pelos quais um reposicionamento possa acontecer.

Posicionando exemplos

No caso dos chinelos Havaianas, por exemplo, houve um período onde a percepção de um de seus produtos prejudicava as vendas. Essa percepção era de que o produto não tinha identidade, era algo popular e sem diferenciais. O que a empresa fez foi refigurar seu apelo “popular”: seu slogan dizia “todo mundo usa”, mas suas propagandas faziam questão de apresentarem celebridades e pessoas famosas em situações cotidianas de relaxamento e humor. Foi uma maneira de reposicionar a marca atribuindo a ela o valor dos famosos, sem perder totalmente seu apelo popular.

Outro exemplo bastante conhecido é o da Dove. A empresa sempre investiu no diferencial do seu produto, mas percebeu que poderia crescer apostando em um caminho inverso. Seu reposicionamento passou a apresentar mulheres “comuns” e exaltar sua beleza natural, aproximando o produto de um público mais amplo, abrangente, ao mesmo tempo em que atribui um valor positivo de acessibilidade dele. Suas peças publicitárias, ao invés de se escorar na imagem glamorosa de celebridades, explora o conforto e bem-estar de mulheres com as quais o seu público pode se relacionar diretamente.

Portanto, existem diversos motivos pelos quais sua empresa pode querer reposicionar sua marca, seja porque ela já não parece tão atraente para os seus clientes e não traz tantos resultados; Ou então como uma ação preventiva, percebendo que seu público-alvo está mudando de perfil e/ou se tornando mais segmentado, e você deseja fidelizar a parte dele que sua análise de mercado demonstra ser mais lucrativa para seu negócio.

Reposicionando dicas

De toda forma, qualquer a referência constante é o seu público. Lembre-se que todo reposicionamento de marca é uma estratégia progressiva – é preciso fazer seu público entender que sua marca mudou, sem que eles tenham completa consciência desse processo. É uma questão de timing: uma mudança brusca pode fazer seu reposicionamento parecer “artificial” e “forçado”, assim como uma mudança demasiadamente delongada pode fazer o público esvaziar sua marca de valor e se esquecer em definitivo dela.

Por isso, algumas dicas para te ajudar a reposicionar sua marca no mercado:

  • Pesquisa de mercado: entender como os consumidores enxergam a sua marca e como melhorar isso;
  • Estude a concorrência: como seus concorrentes se posicionam no mercado e que diferencial sua empresa oferece em relação a eles;
  • Identidade visual: uma identidade visual que chama a atenção é útil não apenas como diferencial para seus produtos, mas também para transmitir seus valores;
  • Mensuração: como dissemos, reposicionamento é uma questão de timing, e observar de perto a progressão desse reposicionamento é muito importante para saber se ele está funcionando bem.

Com essas dicas, você pode reposicionar sua marca e dar mais uma chance para ela. Como diria Raul Seixas, tente outra vez. Mas dessa vez, tente com a ajuda da LIONS Marketing Digital. Nossos especialistas estão prontos para reposicionar sua marca no mercado!