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Qual o custo ideal do anúncio?

É uma espécie de herança do antigo pensamento publicitário. Um anúncio é um anúncio, e o que muda o preço é onde ele vai veiculada e a soma total do investimento. Mas na era do marketing digital, isso é diferente. Um anúncio não é apenas um anúncio – é parte de uma estratégia maior. E seu preço muda dependendo dessa estratégia.

Quando você for fazer um anúncio de marketing digital vai encontrar, no geral, três formas de precificar esse anúncio: custo por clique, custo por mil e custo por aquisição. Vamos observar um por um:

– Custo por clique: É um tanto autoexplicativo. No custo por clique, dividimos o valor total investido pelo número de cliques obtidos, ou seja, quem anuncia paga pela quantidade de pessoas que clicou no anúncio e caiu na landing page. 

É uma fórmula bastante comum. Recursos como o Google Ads, por exemplo, usam custo por clique. Por ser mais simples e objetivo, ajuda bastante a obter métricas precisas e torna mais fácil manter o controle sobre a precificação. É ideal para iniciantes que ainda estão se habituando ao marketing digital.

– Custo por mil: Este é um pouco mais complexo. O custo por mil impressões exibe o gasto gerado por cada mil impressões do seu anúncio, ou seja, mil exibições do seu anúncio ao público. Uma das maiores vantagens é sua previsibilidade de lucro – o anunciante paga pelo prospecto de mil exibições. Ou seja, independe de cliques e outras ações.

Por outro lado, é preciso frisar que essas mil visualizações precisam ser garantidas, ou se perde dinheiro. Portanto, é um recurso utilizado mais especificamente por sites de grande tráfego, como portais de notícia, por exemplo. Assim, o custo por mil acaba sendo adotado por anunciantes mais experientes e/ou com maior certeza da resposta do público.

– Custo por aquisição: Aqui, quem veicula o anúncio só lucra quando os visitantes realizam a ação planejada pelo anunciante. Assim, oferece menos risco, mas um investimento muito maior. Normalmente, o custo por aquisição é uma estratégia adotada por quem já tem uma margem de segurança financeira mais sólida, quem tem o caixa para bancar essa segurança.

Ou seja, é o investimento feito por grandes players do mercado, que injetam uma grande quantidade de dinheiro no marketing digital visando esse tipo de abordagem. Muita gente considera que é exatamente o custo por aquisição que, em grande escala, viabiliza o marketing digital.

Mas para você saber qual dessas estratégias é a melhor para você, é preciso conversar com os profissionais da área e pensar na sua próxima campanha. Aí você irá saber qual é o tipo de anúncio ideal para você.

A LIONS Marketing Digital tem os especialistas que você precisa sempre prontos para te ajudar. Entre em contato conosco e faça seu orçamento.