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Posicionamento da marca para novos negócios

Hoje nós sabemos que quase todas as decisões de compra do nosso público são tomadas de forma afetiva, ou seja, ele compra produtos e se envolve com as empresas com quem compartilha seus valores.

Exatamente por isso, é muito importante para sua empresa deixar claro para o público quais são esses valores – o que você oferece para o seu cliente além do seu produto ou serviço. O marketing define isso a partir do chamado posicionamento de marca.

Mas afinal, como posicionar sua marca no mercado? Pode parecer uma simples atitude de oferecer ao seu público o que ele quer. Entretanto, é mais complicado do que isso.

O posicionamento da sua marca precisa ser cirúrgico, pois, principalmente em tempos de rede social e comunicação constante, um posicionamento errado ou que gere uma má interpretação sobre as intenções da sua empresa pode ter consequências sérias. Da mesma forma que as pessoas se envolvem de maneira afetiva com sua marca, elas também podem rejeitá-la, e reverter os efeitos disso pode ser muito difícil e custoso.

Assim, sua empresa precisa de algumas estratégias. E a primeira delas talvez seja a mais óbvia: Conheça seu público. Quanto mais detalhes sobre as pessoas que você quer atingir sua empresa tiver, melhor. Diferenciação e segmentação são atitudes que ajudam nessa abordagem mais cirúrgica, já que é mais fácil delimitar a apresentação de um conjunto de valores em comum para um grupo menor de pessoas.

Ainda nesse tópico, conhecer seu público também oferece outra informação preciosa para o seu posicionamento: Que tipo de dores desse público seu negócio é capaz de sanar, e quais tipos de prazeres ele é capaz de proporcionar.

Lembre-se: Sua empresa não existe apenas para resolver problemas ou oferecer coisas. Para conquistar o coração e a mente do seu público, é preciso oferecer uma experiência, algo que faça a pessoa relacionar sua empresa com algo objetivamente positivo.

Isso nos leva ao próximo passo: Como você quer que sua marca seja reconhecida? Através do humor? Da sensibilidade? Da segurança? Da estabilidade? Existem diversos valores que seu posicionamento pode compartilhar com o público para que este o reconheça no seu cotidiano, mas isso depende de uma análise bem-feita.

Embora todos os valores acima sejam positivos, eles não poder ser aplicados por qualquer um. Você provavelmente não gostaria que um hospital tratasse seus serviços com humor, e não veria graça em um restaurante narrando normas de segurança. Tudo isso é observado antes de posicionar sua marca no mercado.

Com essas informações, sua empresa pode então definir qual a sua proposta de valor e aplicar os atributos sobre essa marca. Nesse tópico, as coisas ficam mais complicadas, e por isso é muito importante ter um profissional que realmente entenda dessas coisas por perto. Aplicar valores a sua marca não é só uma questão de enunciá-los na sua propaganda; envolve pequenos detalhes subjetivos, como escolha de cores e formas do seu logo, a definição precisa de um slogan, etc. Coisas que parecem simples, mas que precisam ser certeiras.

Por isso, você precisa de assistência profissional. E a LIONS está aqui para isso.

Nossos profissionais estão há anos no mercado posicionando marcas e ajudando empresas e profissionais a conquistarem seu público! Quer saber mais sobre posicionamento de marca? Entre em contato conosco e agende sua reunião!