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Otimizar é ótimo: Mais vendas com poucos cliques

Com a Black Friday já batendo na porta, é preciso estar com tudo pronto para fazer sua loja vender. E um dos pilares da tranquilidade nesse período é o seu site funcionando bem. Por isso, vamos dar algumas dicas sobre como você pode otimizar seu site para garantir que sua Black Friday seja mais que um sucesso – para que ela seja ótima!

E a primeira dica é algo simples: sua loja virtual é sua vitrine digital. E, assim como uma vitrine, se as pessoas não veem, elas não compram. Por isso, antes de qualquer coisa, é preciso gerar tráfego: convidar as pessoas para entrar e conhecer sua loja. Uma das melhores formas de fazer isso é através do Inbound Marketing: produção de conteúdo relevante e criativo.

O que nos leva ao próximo passo: como fazer isso? Existem algumas ferramentas criativas diretas e outras mais técnicas indiretas. Entre as ferramentas criativas, não existe muito segredo – caprichar na produção para mídias sociais, ter um blog atualizado, relevante e interessante, e não ter medo do e-mail marketing.

Esse último item costuma provocar reações diversas por ser considerado meio invasivo. Mas, se feito com ética e qualidade, suas campanhas de e-mail marketing sempre se dirigirão às pessoas que autorizaram o envio e que querem informações sobre seu produto ou serviço – ou seja, trabalhando diretamente com uma persona de interesse.

Mais a fundo, mais vendas

Agora, sobre os métodos mais técnicos: otimizar seu site significa ter um SEO funcionando de acordo, para que sua loja esteja bem posicionada nos buscadores. Entender como suas palavras-chave funcionam ajuda a fazer com que o Google reconheça a relevância delas. Essa estratégia é essencial para que você e sua empresa sejam reconhecidos como referências desses temas.

Indicações através de links e sites de autoridade também interferem nessa relevância, assim como a velocidade com que seu site carrega. Por isso é importante pensar em quais e como serão os assuntos tratados no site, escolhendo palavras-chave que estejam relacionadas ao seu negócio, otimizando até mesmo o conteúdo pensando na conversão em vendas. Investir no Google Ads e Shopping também podem ajudar a alavancar essa conversão.

Porque o momento da conversão é determinante. Aqui é onde a isca é jogada. Calls-to-Action, Landing Pages funcionais e um site limpo e prático são essenciais para tornar o interesse do cliente que você atraiu em uma venda. Nesse caso, menos é mais: nada de conteúdos desnecessários que desviam a leitura do lead. Mostre a ele o valor do seu serviço e certifique-o de que você tem o que ele precisa.

CTAs, geralmente inseridos nas páginas como botões, precisam ter elementos persuasivos como cores e textos dispostos de maneira que seu cliente entenda rapidamente que o que você está vendendo é útil e interessante. Já as Landing Pages podem ter como objetivo fazer com que o usuário realize uma única ação, e costumam ter taxas de conversão maiores do que as páginas normais. Por isso, é bom investir nelas.

Um site a frente, um passo à frente

Tudo isso para, claro, se destacar frente à concorrência. O que nos leva ao último tópico: um site profissional e seguro. Demonstrar profissionalismo, credibilidade e segurança, em qualquer época e lugar, são imprescindíveis. O cliente bem tratado, que sente que suas dores foram observadas, não é apenas aquele que compra – é aquele que volta.

Períodos como a Black Friday acabam, e o cliente satisfeito e respeitado é aquele que ajuda a sustentar seu negócio durante o resto do ano. Por isso, trabalhe bem a UX do seu site. Crie um layout bem desenhado e responsivo, para que o visitante se sinta bem ao acessar a página. Tenha um certificado digital SSL e selos de garantia, e use https para demonstrar que o site é seguro e confiável.

Mantenha a relevância da sua empresa durante a Black Friday e além com um site otimizado, funcional e, mais importante, sempre relevante. A LIONS Marketing Digital é especialista na criação de sites, e nós temos a expertise para fazer seu site gerar as vendas e oportunidades de negócio. Entre em contato e conheça nossas promoções para a Black Friday!