26 set O Método LIONS
“Método” é uma palavra de origem grega, posteriormente adaptada pelos romanos. No primeiro caso, denomina “investigação científica, modo de perguntar”. No segundo, “maneira de ir ou de ensinar”. E é a base da civilização ocidental. Através do método, organizamos nossa maneira de pensar e de progredir, desde a Grécia Antiga até hoje.
Por que com o Marketing deveria ser diferente? Estabelecer um método claro e organizado de publicidade é a melhor maneira de fazer uma empresa progredir de forma inteligente. E a LIONS acredita nisso. Por esse motivo, desenvolvemos a nossa própria metodologia, que visa o máximo de eficiência no investimento dos nossos clientes para atingir o máximo de resultados.
Ainda nos inspirando nos antigos, Aristóteles, o pensador grego, determinou que a primeira etapa de qualquer método é a organização de suas categorias. O princípio é simples: estabelecer quais são as etapas de cada categoria e a progressão que é necessária para entender que objetivo queremos atingir e como chegar lá. É o essencial da lógica e se aplica a tudo – novamente, até no Marketing.
Discurso do Método
Assim, o Método Lions apresenta 5 categorias, que progridem em etapas até atingir o sucesso dos nossos clientes. Vamos entender como essa metodologia funciona de forma inteligente. Estas etapas são:
• 1 – Objetivo (Meta) financeiro da campanha: “Meta”, o prefixo de “método”, significa “além”, “depois”. Com o perdão do lirismo, não há por que começar uma jornada se não se sabe onde ela vai terminar. Para uma empresa, é essencial saber onde sua campanha quer chegar – que tipo de números ela quer atingir. Sem esses parâmetros, não há como traçar uma campanha de sucesso. Como dizem os filósofos, o passo mais importante de toda caminhada é o primeiro. Este é o seu.
• 2 – Persona – Quando seus leads pecam: Essa é uma definição interessante. “Persona”, na Roma Antiga, eram as máscaras usadas pelos atores teatrais. Na psicologia moderna, virou uma designação da projeção do ego das pessoas para o mundo exterior. Para o Marketing, tornou-se matéria-prima. Pois ele representa não o cliente em si, mas a parte do cliente que queremos atrair.
Como nos comunicarmos com a persona, a “face” rentável de um indivíduo? Entender as características particulares do público que se quer atingir é, de muitas maneiras, entender seu próprio negócio. Novamente, o método se aplica aqui, estabelecendo como abordaremos as pessoas que queremos levar ao fim dessa jornada.
• 3 – Canais de Comunicação: Entender nosso público é também entender como nos comunicarmos com eles. Após entender a categoria da persona, podemos entender como usaremos os canais de comunicação disponíveis para atingir esses indivíduos. O que eles acessam? Como se comunicam? Onde e como vivem? Todas essas informações são importantes para saber como chegaremos até as personas que determinamos como nossa etapa de método.
• 4 – Nutrição de lead: Uma das etapas mais importantes de qualquer processo metodológico, seja ele filosófico ou de Marketing, é entender por que fazemos o que estamos fazendo. Para o cliente, isso é igualmente importante. Apesar das etapas desenhadas aqui, elas podem ser resumidas em outro princípio aristotélico: ato e potência. O que é e o que pode vir a ser.
Depois de entendermos quem ele é e como nos comunicarmos, devemos nos perguntar: por quê esse cliente deveria nos acompanhar até a etapa final? Que tipo de conteúdo ou informação relevante nós temos para oferecer que possa transformar esse indivíduo (ato) e um negócio (potência)?
• 5 – Acompanhamento de resultados: O verdadeiro sucesso de uma campanha só pode ser realmente determinado a posteriori. É o fim da nossa jornada metodológica. Após determinar as categorias anteriores, podemos observar se a metodologia que determinamos funciona: se as informações que adquirimos e aplicamos em cada etapa nos levaram ao lugar que projetamos no início.
Apesar de ser a conclusão do processo, essa categoria exige tanta atenção quanto qualquer outra: correções e adaptações podem e devem ser feitas na medida do possível, levando em consideração necessidades específicas que podem surgir no caminho. Afinal, somos pensadores e não oráculos.
Aplicando o Método LIONS, uma metodologia inteligente e consciente de fazer Marketing no meio digital, você tem a certeza de que todas as necessidades e objetivos da sua empresa podem deixar o plano das ideias para se tornar realidade.
Acredite no método. Entre em contato com a LIONS Marketing Digital e agende uma reunião para que possamos ajudar você a determinar a metodologia ideal – ou melhor, real – para alavancar o sucesso dos seus negócios.