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Lei Geral de Proteção de Dados

A Lei Geral de Proteção de Dados está prestes a entrar em vigor. Dependendo da aprovação ou não de medidas provisórias, a lei pode passar a valer entre Agosto de 2020 ou Maio de 2021. No entanto, é mais provável que a primeira hipótese ocorra.

A LGPD marca a saída do Brasil da “pré-história” digital. Através dela, é possível proteger o que muitos especialistas já apontam como um dos commodities mais valiosos do mundo contemporâneo e que, com a expansão e predileção do mercado como um todo pelo universo digital, só irá agregar ainda mais valor para si: os dados pessoais dos usuários.

Proteger esses dados têm sido uma preocupação cada vez maior por empresas e governos, por dois motivos: Primeiro, uma questão inata – são dados pessoais. As vidas de pessoas podem ser extensamente prejudicadas por criminosos caso esses dados vazem, e, no cenário que vivemos hoje, é improvável que todos os responsáveis sejam identificados.

Segundo, precedentes: As hipóteses acima não são hipóteses, mas fatos. Um escândalo recente particularmente simbólico nesse sentido foi o vazamento de dados do Facebook em 2017, que abrangeu quase 50 milhões de usuários e colocou a gigantesca rede social na berlinda do governo americano. E é importante frisar: Estamos falando do Facebook, uma das empresas com os mais vastos recursos digitais do mundo. Mesmo assim, informações vazaram.

O que a Lei Geral de Proteção de Dados faz é garantir que a obtenção e uso desses dados passe por um cuidado exponencialmente maior do que o que é feito hoje, limitando ou até mesmo proibindo certas práticas que hoje são recorrentes. A ideia, com isso, é garantir que as empresas e governos tratem esses dados com mais cuidado, além de impor cargas severas de responsabilização caso algo dê errado.

E isso, claro, impacta diretamente no universo do marketing digital. Isso irá – provavelmente – privilegiar ainda mais o uso de Inbound Marketing, onde a abordagem e a iniciativa do relacionamento entre o potencial cliente com a empresa, produto ou serviço tende a ser passiva; ou seja, é o cliente que demonstra interesse e começa a interação. Mais do que nunca, será o momento de apostar em um relacionamento consciente e utilitário com seus leads.

No caso do Outbound Marketing, onde o público-alvo é identificado e a empresa para a abordar o potencial cliente direta e ostensivamente, muita coisa vai mudar. Algumas práticas serão efetivamente proibidas – como a compra de listas de e-mails – e a abordagem das empresas sobre os potenciais clientes passarão por um escrutínio de consentimento muito, muito mais detalhado.

De fato, é preciso prestar atenção nisso, pois aqui está a palavra-chave: Consentimento. O que a LGPD pretende fazer não é dificultar a vida do marketing pelo prazer de fazer, mas, principalmente, impedir o assédio e cerceamento da liberdade dos potenciais e efetivos clientes durante a abordagem. E os recursos para se adequar a essa nova realidade já existem e já são usados por muitas empresas.

O uso de cookies, por exemplo, é um deles. Eles passam por um processo de limitação, mas, para o usuário, a experiência permanece semelhante. Qualquer cookie que não seja utilizado exclusivamente para fins de navegação, ou seja, que forneçam dados que permitam que a pessoa seja identificável, precisam de consentimento. No entanto, muitas empresas já fazem isso. Portanto, é uma prática digital que é considerada aceitável e que agora será reforçada.

Por outro lado, algumas práticas serão imediatamente afetadas – muitas delas, para melhor. A LGPD deve facilitar, com base na iniciativa do consentimento, o encerramento de relação e comunicação entre clientes e empresa. Ou seja: nada de botões escondidos que dificultam sua vida, ou de processos bizarramente longos simplesmente para encerrar seu contato. O ideal é que sua empresa facilite o máximo possível a consciência do consentimento do seu cliente. Tanto para entrar, quanto para sair.

Não será difícil adequar o marketing da sua empresa à LGPD. Basta saber com precisão quais são as decisões que ela precisa tomar. Para isso, consulte um especialista.

A LIONS Marketing Digital tem anos de experiência com marketing digital. Nossos especialistas estão prontos para ajudar você e sua empresa a entenderem a nova Lei Geral de Proteção de Dados.