15 dez Comprar lista de e-mail
“Posso comprar uma lista para iniciar meus envios de e-mail marketing”?
Sabe quando você era criança e fazia alguma pergunta bem cretina pra sua mãe do tipo “mãe, posso jogar bola aqui do lado da cristaleira?” e ela respondia já com o chinelo na mão “você que sabe”? Pois é, é o mesmo caso aqui.
Existem sim, listas de e-mail disponíveis para compra. Mas em 99.9% dos casos é pura furada. Você e sua empresa vão correr um monte de riscos – alguns de ordem legal, inclusive – para obter um mínimo de benefícios.
Dá uma olhada nas dicas da LIONS sobre porque você NÃO DEVE comprar uma lista de e-mail:
Chinelada 1: É inconveniente!
A gente vive falando que segmentação é uma das melhores estratégias para atingir o seu público-alvo otimizando recursos. Então por que diabos você acha que uma lista genérica, com e-mails aleatórios, vai converter de uma forma que o investimento valha a pena??
Chinelada 2: Do seu bolso pra caixa de spam!
Você vai pagar um dinheiro razoável pelos contatos dessa lista, e sabe onde seu e-mail vai parar? Nunca caixa de spam. Serviços de e-mail trabalham forte pra preservar seus usuários de tranqueiras aleatórias que invadem suas caixas de entrada. E adivinha o e-mail comprado de quem vai entrar na categoria “tranqueira aleatória”? Pois é.
Chinelada 3: Todo mundo odeia o Ch… Digo, seu e-mail.
Além de ser um desperdício de dinheiro e ir parar na caixa de spam, mesmo que seu lead veja seu e-mail, sabe o que ele vai pensar de receber algo que ele não queria? Que você e sua empresa são chatões entupindo a caixa dele. E adivinha onde sua empresa vai parar nas intenções de compra desse lead? Lá na caixa de spam da cabeça dele.
Chinelada 4: É crime.
É crime. Opa, não deu pra entender? Sem problemas. A gente vai de novo:
É crime.
Configura abuso de direito, cabendo um processo de danos morais contra a empresa anunciante e a empresa que vende o serviço. Tendeu?