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Como vender mais com ações de marketing digital

A maioria das empresas emprega diferentes ações de marketing digital para vender produtos e serviços, ou então para fortalecer a marca junto ao público-alvo.

Hoje em dia, essas ações, de uma maneira ou de outra, envolvem o uso de canais digitais para conscientizar o mundo sobre a existência do negócio, convencendo os consumidores a comprarem o produto ou serviço à disposição, inclusive em vitrines virtuais.

Dentro de uma campanha ampla de publicidade, as ações de marketing digital são uma parte importante de qualquer estratégia de percepção e alcance de público.

O foco é atrair os consumidores da melhor forma possível, entretanto, utilizando tecnologias digitais exclusivas para atingir os objetivos propostos.

Para isso, o marketing digital estratégico é impulsionado por dados, e os profissionais que atuam nessa área confiam nas informações que podem coletar, pois são elas que os ajudam a analisar o comportamento do consumidor, a taxa de engajamento e, por fim, adaptar as táticas ao público.

 

Estratégia por trás das ações de marketing digital

 

Uma estratégia de marketing digital é um plano que as empresas fazem para alcançar objetivos de negócios específicos, desde que seja usando uma combinação de canais de divulgação e publicidade.

Antes de uma empresa começar a escolher quais os mix de mídia orgânica, paga, adquirida e própria, ela precisa examinar tanto os objetivos quanto a base de clientes.

Para isso, é preciso examinar quais as táticas que podem ser implementadas, dentro de um planejamento voltado para o marketing digital, e mais se adequam para atender esses perfis e metas.

1. SEO (Search Engine Optimization)

A ideia por trás da otimização de mecanismos de pesquisa, o SEO, é fazer com que o conteúdo tenha uma classificação alta em plataformas como Bing ou Google.

Para que isso seja possível, as empresas incorporaram certas palavras-chave relacionadas a um termo de pesquisa ou a uma série de termos da empresa, por meio do texto em uma página inicial ou em um blog corporativo integrado.

Os mecanismos de pesquisa encontram essas palavras-chave quando uma pessoa realiza uma pesquisa, determinando qual página é a mais adequada para o usuário, aumentando a classificação na ordem de pesquisa para a posição que o algoritmo considerar mais relevante.

2. PPC (Pay Per Click)

Esse é o modelo de anúncio pago, em que se paga por clique, ou PPC, e permite que os profissionais de marketing comprem um espaço de exibição para converter/direcionar de outros sites ou mecanismos de pesquisa.

Neste caso é possível destacar a palavra-chave em um mecanismo de busca, sinalizando o conteúdo como anúncio, ou mesmo criar banners para exibir em sites parceiros do buscador, sendo exibido conforme os hábitos e pesquisa dos usuários.

Nesse modelo as empresas pagam uma taxa cada vez que o anúncio for acessado.

Para a rede de pesquisa, a ação é semelhante ao SEO, pois é possível colocar o endereço do site empresarial no topo da página de resultados de pesquisa.

A diferença é que, em vez de fazê-lo de maneira orgânica, a empresa está pagando por essa posição privilegiada e é sinalizada como anunciante.

3. Redes sociais

Uma empresa pode usar as redes sociais para divulgar informações sobre ela mesma, os produtos ou simplesmente para se conectar com os clientes.

Ela também pode atrair mais tráfego para uma página específica, como uma loja virtual, pagando pela promoção de uma postagem, o que colocará o conteúdo na frente do público, que pode ser segmentado por:

  • Faixa etária;
  • Localização;
  • Interesses;
  • Gênero;
  • Dados de pesquisa.

Assim, os anúncios das redes sociais podem ser apresentados para um público mais qualificado, mesmo que as pessoas ainda não sigam a página comercial da empresa.

4. Produção de vídeo

Em todas as formas que as pessoas consomem mídia, o vídeo está muito à frente e vem se adequando para manter mais interatividade e alcance.

Grande responsabilidade disso se dá por parte das próprias redes sociais que permitem esse tipo de estrutura para divulgação de serviços e produtos e estimula o consumo de vídeos, devido à taxa de engajamento e a possibilidade de absorção.

Assim, uma empresa pode aproveitar um número expressivo de usuários, e todo o tempo gasto assistindo a vídeos, postando conteúdo exclusivo, como visitas aos bastidores de uma campanha, entrevistas com funcionários ou mesmo dicas apresentadas por influenciadores digitais.

Semelhante às redes sociais, o vídeo fornece uma maneira de se conectar, de forma eficiente, com uma base de clientes de maneira sólida.

Conclusão

Mesmo que o marketing digital forneça diversas oportunidades para que as empresas aumentem a presença e relevância na internet, construindo um público sólido, também existem desafios relacionados aos métodos aplicados.

O marketing pode se tornar impessoal, devido à natureza virtual da mensagem e da entrega de conteúdo para o público desejado.

Por isso, os profissionais que atuam nesse setor devem informar toda estratégia de marketing digital, reforçando a compreensão das necessidades e preferências dos clientes e identificar formas de tornar as ações mais humanizadas, conforme o perfil da audiência.

Técnicas como pesquisas, testes com usuários e conversas pessoais podem ser aplicadas para entender a experiência geral do usuário e melhorar o contato.

Por fim, o marketing digital é uma oportunidade importante, sendo um campo de negócios em plena evolução.

Com isso, ele permite aproveitar as novas tecnologias para atingir os objetivos de publicidade, de uma forma bastante abrangente e deve ser utilizado para captar clientes de forma adequada e vender mais.