Como lidar com a crise? - LIONS

Lionsmktdigital

 

Como lidar com a crise?

Para muitas empresas – quase todas na verdade – a crise provocada pelo Coronavírus pode se estender por mais um tempo. Mas lembre-se, não é apenas o problema de um outro: é de todos. Da mesma forma que sua empresa está sofrendo por não conseguir vender, seus consumidores também estão sofrendo com a privação dos seus recursos.

Por isso, nesses momentos, a comunicação é essencial. Sua empresa sempre age como um tipo de figura pública, e seus clientes, parceiros e colaboradores provavelmente lhe tem como referência. Dessa forma, é muito importante que neste período de dificuldade, sua empresa tenha um posicionamento claro sobre o assunto.

Pense em como elaborar um Comunicado oficial que represente os valores da sua empresa. Algo que pode parecer frívolo, mas que de alguma forma pode ajudar pessoas – e isso é sempre bom – é saber que uma empresa ou um grupo de pessoas em quem elas confiam está ciente de tudo o que está acontecendo, e dispostos a ajudar.

O tom da mensagem é determinante para passar a impressão correta. Infelizmente, o surgimento de um vírus é um fenômeno da natureza, portanto, não é culpa de ninguém. Assim, procure evitar um tom lúgubre demais no seu comunicado. Mesmo reconhecendo a dificuldade, é importante transmitir firmeza, determinação e confiança no futuro próximo.

Da mesma forma, é bom evitar transparecer uma intenção de realizar negócio neste momento. Sim, é verdade que esta pode ser uma boa oportunidade de negócio para muita gente, principalmente para quem investe em Marketing Digital, Inbound Marketing, de Relacionamento e de Conteúdo. Por outro lado, como um todo, as pessoas estão bastante sensibilizadas, e tentar vender em um momento em que as pessoas estão justificadamente preocupadas com outras coisas pode soar muito mal.

E dependendo do tamanho e trabalho que sua empresa faz, considere falar especificamente com determinados públicos. Embora um posicionamento aberto, geral e transparente seja sempre bem-vindo, pode ser mais útil para seu negócio dialogar diretamente com o público que lhe interessa – afinal, esse comunicado e esse esforço não deixam de seu um investimento, em um momento financeiramente delicado.

Quer saber mais sobre como se comunicar com seu público durante a crise? Entre em contato com a LIONS Marketing Digital!