09 mar Links de Primeira! Patrocinando no Google
O marketing digital possui um conjunto grande de estratégias para criar um relacionamento com seu cliente, fazê-lo confiar na sua marca e converter essa confiança em venda. Muitas vezes se produz conteúdos de informação de alta qualidade e artes envolventes. Tudo visando chamar a atenção dos seus potenciais clientes.
No entanto, algumas velhas estratégias de eras passadas do marketing ainda funcionam na era digital. Nos “classificados”, os antigos jornais ou seções de vendas, a primeira página era ouro. Era certeza de que seu anúncio chegaria facilmente aos olhos dos interessados, pendurados para quem quisesse ver nas bancas.
No universo da Internet, no lugar das bancas de jornal, nós temos os mecanismos de busca, em particular o Google, que exercem mais ou menos o mesmo papel para quem busca colocar seu negócio na web. E, da mesma forma que nos antigos classificados, a primeira página do Google é ouro.
Para isso servem os links patrocinados. Em conteúdo, eles são até relativamente simples. São pequenos textos, que são alavancados através de investimentos no Google, que levam o anúncio para a primeira página do mecanismo de busca. No topo dos resultados, aparecem alguns sites em destaque com a identificação que se tratam de anúncios, destacando seu negócio à frente da concorrência.
Recentemente, além dos mecanismos de busca, também é possível investir em links patrocinados na redes sociais, aumentando ainda mais o espectro de possibilidades do seu Inbound Marketing. Existem alguns tipos de links patrocinados, e seus valores dependem do modelo e da palavra-chave escolhidos pelo anunciante.
Cada um possui vantagens e características particulares, divididos principalmente entre:
CPC (custo por clique): É determinado por cada clique no link;
CPM (custo por mil impressões): O anunciante paga quando o anúncio atinge mil visualizações, também chamadas de impressões;
CPA (custo por ação): O link só é cobrado quando o usuário realiza alguma ação dentro do site;
CPV (custo por visualização): Para cada pessoa que ver o anúncio, é pago um determinado valor.
Os links patrocinados são uma ferramenta para uma troca rápida de “tiros”: seus efeitos são mais visíveis se forem pensados como parte de uma estratégia complementar, ou então buscando um ROI mais rápido. Se seus anúncios forem bem feitos e atraentes, e suas palavras-chave forem escolhidas do jeito certo, os links patrocinados têm maiores chances de exercer impacto sobre o SEO do Google, gerando mais impacto na campanha e realizando conversões a curto prazo.
Aumento nas conversões, aceleração de estratégias orgânicas e retorno rápido são fatores que certamente irão contribuir com a diminuição dos custos de aquisição, fazendo com que seu negócio economize dinheiro e ainda fortaleça sua marca através de uma presença de destaque no maior mecanismo de busca da Internet.
Como dito, o volume desse retorno não é constante. Ele tende a declinar rápido e, a longo prazo, o investimento em links patrocinados pode até mesmo não fechar a conta. Por isso, a melhor estratégia é permitir que profissionais pensem nos seus links patrocinados e desenhem a estratégia para fazer sua presença na primeira página se converter em resultados.
A LIONS Marketing Digital está aqui para fazer você virar notícia de primeira página – do jeito mais lucrativo. Entre em contato conosco e agende sua reunião para saber mais sobre links patrocinados.